quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

BIBLIOTECA MOZART MONTEIRO


BIBLIOTECA MOZART MONTEIRO 

A biblioteca Mozart Monteiro faz parte da Casa de Juvenal Galeno, e abriga um importante acervo bibliográfico , formado por obras brasileiras e estrangeiras.
Em 1958, essa biblioteca foi aberta à comunidade cearense, todo o trabalho de tratamento técnico  dos livros foi realizado pela primeira bibliotecária do nosso Estado (Maria da Conceição de Sousa), mas, infelizmente, por falta de recursos em 1974 ela foi fechada.
Em 1981, ocorreu a reabertura da Biblioteca, com a doação do acervo particular do escritor Mozart Monteiro, grande benemérito da Casa, o qual foi homenageado ao ter o seu nome imortalizado na Casa, pois a Biblioteca passou a ser chamada Mozart Monteiro.      Novamente por falta de incentivo financeiro, a biblioteca foi fechada. E em 2010 ela foi reaberta, após de ter passado por um período de seis meses de reforma, onde o  acervo foi higienizado, catalogado e informatizado. Hoje, a biblioteca conta com apoio da SECULT e tem a oportunidade de ser uma grande opção para pesquisa histórica e científica no nosso Estado.

A Biblioteca Mozart Monteiro tem o acervo geral, composto por aproximadamente 20.000 volumes, distribuídos entre livros sobre diversos assuntos (história, religião, filosofia, literatura, cultura, biografias, etc),  revistas que somam 221 títulos diferentes (revistas da Academia Cearense de Letras, Instituto   Histórico e Geográfico Brasileiro, Academia Cearense de Farmácia, Comunicação Social, etc) e folhetos. Também possui, aproximadamente 500 obras raras, publicadas em português e em outros idiomas.
Todos os livros, revistas e folhetos foram catalogados num sistema de automação de bibliotecas, o que facilita a localização dos  mesmos. 
Esperamos sua visita!

2 comentários:

  1. O Ceará inteiro agradece essa conquista que devemos à abnegação de Homens Como O Imortal Jornalista de Quixeramobim-ce que nos fez essa valiosíssima doação e ao empenho de Todos da Casa de Juvenal Galeno.

    ResponderExcluir
  2. Poderiam neste Blog disponibilizar o quanto antes os dados biográficos do Jornalista M.M. ? A urgência é que ele é uma referência tamanha e ABSURDAMENTE inacessível! Vede como providenciar algo na Wikipédia também. Suas crônicas
    São verdadeiramente marcantes... temos cursos de letras na capital e não pode ser ignorado nos estudos literários .

    ResponderExcluir